O QUE É PASTORAL SOCIAL

A PASTORAL SOCIAL TEM COMO FINALIDADE CONCRETIZAR EM AÇÕES SOCIAIS E ESPECÍFICAS O CUIDADO DA IGREJA DIANTE DE SITUAÇÕES REAIS DE MARGINALIZAÇÃO.

OS TEXTOS BÍBLICOS DESTACAM EM SUAS PÁGINAS ALGUNS ROSTOS QUE TÊM A PREDILEÇÃO DO AMOR DE DEUS. SÃO ROSTOS ANÔNIMOS, OS QUAIS, EM FUNÇÃO DO TRABALHO PASTORAL, VÃO RECUPERANDO O NOME E A HISTÓRIA NA MEDIDA EM QUE SÃO ASSUMIDOS COM AMOR. 

A PASTORAL SOCIAL É ESSA SOLICITUDE DA IGREJA VOLTADA ESPECIALMENTE PARA A CONDIÇÃO SÓCIO-ECONÔMICA DA POPULAÇÃO. HOJE COMO ONTEM, ELA SE PREOCUPA COM AS QUESTÕES RELACIONADAS À SAÚDE, À HABITAÇÃO, AO TRABALHO, À EDUCAÇÃO, ENFIM, ÀS CONDIÇÕES REAIS DA EXISTÊNCIA, À QUALIDADE DE VIDA. “EU VIM PARA QUE TODOS TENHAM VIDA E A TENHAM EM ABUNDÂNCIA” (JO 10,10).

RESUMINDO, A DIMENSÃO SÓCIO TRANSFORMADORA DA AÇÃO DA IGREJA É CONSTITUÍDA DE QUATRO ASPECTOS COMPLEMENTARES E INDISSOCIÁVEIS: SENSIBILIDADE PARA COM OS FRACOS E INDEFESOS, SOLIDARIEDADE FRENTE A DETERMINADAS EMERGÊNCIAS, PROFETISMO NO COMBATE À INJUSTIÇA E ESPIRITUALIDADE LIBERTADORA.

A PASTORAL SOCIAL, POR SUA VEZ, TEM COMO OBJETIVO DESENVOLVER ATIVIDADES CONCRETAS QUE VIABILIZEM ESSA TRANSFORMAÇÃO EM SITUAÇÕES ESPECÍFICAS, TAIS COMO O MUNDO DO TRABALHO, A REALIDADE DAS RUAS, O CAMPO DA MOBILIDADE HUMANA, OS PRESÍDIOS, AS SITUAÇÕES DE MARGINALIZAÇÃO DA MULHER, DOS TRABALHADORES RURAIS, DOS PESCADORES, E ASSIM POR DIANTE.