Santo Antônio
O Doutor da Igreja
Fernando de Bulhões y Taveira de Azevedo nasceu na cidade de Lisboa, Portugal, em 1195. Foi ordenado sacerdote em 1220, no convento de Santa Cruz de Coimbra, dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho. Neste mesmo ano, entrou para a Ordem dos Frades Menores, sendo contemporâneo de São Francisco de Assis. Passou a chamar-se Antônio.
Nesse período, uma enfermidade, durante uma viagem a Marrocos, impediu seus planos de pregar o Evangelho aos não-cristãos daquela região. Pregou a Palavra de Deus por toda a Europa, combatendo os erros doutrinais e as heresias, cada vez mais numerosas em seu tempo. Faleceu no ano de 1231.
Na festa de Pentecostes de 1232, Antônio – o “Santo” – foi canonizado. É o padroeiro de Portugal, da Diocese de Nova Iguaçu e um dos santos mais venerados pelo povo católico.
Comunidade de Santo Antônio
História
No começo do ano de 1966, discutia-se a carência espiritual das regiões mais afastadas da paróquia e a necessidade de iniciar novos centros pastorais na cidade. Foi a determinação do Sr. Brígida Lourenço Alves e da Sra. Eunice da Rocha que motivou o surgimento da nova comunidade. Passaram então a se reunir em um terreno baldio da Rua São Gonçalo.
Três meses depois, Frei Didimo encontrou uma fábrica fechada na Rua Maria Braga, 362, de propriedade do Sr. José Costa, que alugou o espaço para a celebração das missas, antes prejudicadas nos dias de chuva ou forte calor.
Em meados de fevereiro de 1967, a Escola Santo Antônio iniciou suas atividades. No dia 13 de junho do mesmo ano, aconteceu a primeira procissão da comunidade.
O atual terreno foi doado pela Prefeitura por intermédio do Sr. Antônio Porto, presidente da Câmara Municipal. A edição de 17 de janeiro de 1970 do jornal A Voz dos Municípios Fluminenses publicou uma nota com a resolução municipal que dava à Mitra Diocesana autorização para o funcionamento da escola e da capela.
Com o terreno desapropriado e o aumento excessivo do aluguel, Frei Paulo Rebein dirigiu-se a amigos e conhecidos de São Paulo a fim de levantar recursos para o início das obras da comunidade. Em 21 de abril, Dom Adriano Hipólito procedeu à bênção da comunidade, que, nos últimos anos, passou por diversas reformas e criou novos espaços.
A celebração das bodas de prata, no dia 31 de outubro de 1996, e a visita das relíquias de Santo Antônio, no dia 23 de maio de 1999, foram acontecimentos marcantes. Em nível de reformas, foi colocado o piso do salão. A escritura do terreno tramita em usucapião.
A comunidade está localizada no endereço:
• Endereço: R. Ernesto Cardoso, 260 – Santos Dumont, Nilópolis – RJ, 26510-457
Faça parte da Comunidade Santo Antônio
Benção de Santo Antônio
Eis aqui a Cruz do Senhor!
Fugi, partes contrárias, venceu o Leão da Tribo de Judá e a Raiz de Davi. Aleluia, aleluia! Cristo vence, Cristo reina,
Cristo manda com império, Cristo nos defende de todo o mal.
Cristo Rei veio em paz, o Verbo se encarnou e Deus se fez homem. Amém!
