Santa Rita

A Rosa do Senhor

Nasceu em 1381, em Roccaporena, na Úmbria, Itália. O nome Rita deriva de seu nome de batismo, Margherita. Ainda jovem, casou-se com um rapaz de temperamento difícil, para atender à vontade dos pais. Conseguiu, por meio da oração, abrandar o violento marido.

O assassinato do marido pôs fim ao casamento de 18 anos. Seus dois filhos ficaram revoltados e prometeram vingar a morte do pai. Sem nada poder fazer diante do ódio dos filhos, Rita pediu a Deus que os levasse antes que cometessem aquele pecado.

Rita decidiu retirar-se para o Convento das Agostinianas, em Cássia, mas não foi aceita. Então, orou fervorosamente aos santos de sua devoção: São João Batista, Santo Agostinho e São Nicolau de Tolentino. As biografias contam que esses santos derrubaram as portas do convento e a fizeram entrar.

Como sinal de redenção, recebeu na testa uma chaga, que levou por 14 anos, associando-a à Paixão de Cristo. Morreu em 1457 e foi canonizada em 1900.

Comunidade Santa Rita

História

Em 22 de maio de 1994 — dia de Santa Rita de Cássia — Frei Piaia foi procurado pela Sra. Maria da Paz (“Paizinha”), da comunidade de Santo Antônio, sobre o desejo da Sra. Rita Ribeiro de Assis (vide página 90) de fazer a doação de sua casa para a Igreja, pois não deixaria herdeiros.
“De fato, era simples e deu o que tinha”, disse Frei Piaia.

No dia 22 de agosto do mesmo ano, emocionada, Sra. Rita declarou: “Fiz uma coisa maravilhosa”.

Em dezembro daquele ano, Sra. Rita e algumas pessoas da comunidade de Santo Antônio foram à Matriz de Nossa Senhora Aparecida para receber, em nome da comunidade de Santa Rita de Cássia, a coroa do Advento.

A comunidade de Santa Rita iniciou suas atividades litúrgicas em 22 de maio de 1995, com a presença de 102 (cento e duas) pessoas na missa celebrada às 19h. Nesse mesmo dia, aconteceu a bênção da imagem da padroeira.

Dois meses mais tarde, foi comemorado o 1º aniversário da comunidade, com a presença do Bispo Dom Werner Siebenbrock e de Frei Piaia, quando, oficialmente, foi abençoado o Sacrário e inaugurada a sala da catequese por Dom Werner.

No dia 7 de novembro de 1999, às 9h, realizou-se a 1ª comunhão das duas primeiras turmas de catequese, no pátio da Escola Companheiros de Marilande, com o trabalho das catequistas Rosângela e Cláudia.

O casal Gutemberg e Olga são exemplo de dedicação e trabalho na comunidade.

A comunidade está localizada no endereço:

R. Pracinha Wallace Paes Leme, 2406 – Santos Dumont, Nilópolis – RJ, 26525-032

Faça parte da Comunidade Santa Rita

Prece a Santa Rita

Deus, nosso Pai, diante da falta de fé de seus discípulos, Jesus, Vosso Filho, disse um dia:

“Tende fé em Deus. Em verdade vos digo que, se alguém disser a esta montanha: ‘Ergue-te e lança-te ao mar’, e não duvidar no coração, mas crer que o que se diz se realiza, assim lhe acontecerá.
Por isso vos digo: tudo quanto suplicardes e pedirdes, crede que recebestes, e assim será para vós.
E, quando estiverdes orando, se tiverdes alguma coisa contra alguém, perdoai-lhe, para que também vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas” (Marcos 11,22).

Por intercessão de Santa Rita, advogada das causas perdidas e santa das coisas impossíveis, aumentai e fortalecei em nós o dom da fé.
Quando estivermos confusos, temerosos, aflitos e desesperados, quando julgarmos tudo perdido, acendei em nossos corações a chama da confiança, pois Deus é fiel, Sua palavra é eficaz e jamais decepciona. Amém!

Rolar para cima