São José
Protetor da Família
José é o protetor da Igreja e advogado dos lares cristãos. Assim como todo o povo de Israel, esperava ansiosamente o cumprimento das promessas messiânicas. Mas não imaginava que os desígnios da Providência Divina se realizariam dentro de sua própria casa.
Imaginem o sofrimento causado pela notícia da gravidez de Maria. Num primeiro momento, não acreditou. Finalmente, acolheu a Palavra do Deus vivo e verdadeiro, que nasceu sem programação prévia, num estábulo, à margem da sociedade.
O Evangelho nos indica o caráter de José: era um “justo” (Abraão não encontrou seis justos na cidade). Praticamente desapareceu nos primeiros séculos do cristianismo, para afirmar a origem divina de Jesus. Na Idade Média, foi tema de vários tratados de fé.
Comunidade de São José
História
Em 1993, Frei Piaia e alguns paroquianos conversavam sobre a necessidade de uma nova comunidade no final da Mirandela. A conversa motivou a Sra. Virgília, moradora das proximidades, que encontrou um terreno de 128,9 m², nº 1998 da Av. Mirandela — atual endereço da comunidade — que pertencia à Sra. Osvalda Maria de Souza Silva.
Na Caminhada do Trabalhador, que percorreu o trajeto desde a Matriz de Nossa Senhora Aparecida até o terreno, foi divulgado o nome do padroeiro: São José Operário, que recebeu uma cruz da comunidade Santo Antônio, uma Bíblia da comunidade Santa Filomena, um livro de atas da comunidade de Nossa Senhora de Fátima e uma imagem de São José, doada pela comunidade Matriz de Nossa Senhora Aparecida.
Com ajuda vinda do exterior, o material que sobrou da reforma da Matriz e várias campanhas para arrecadação de tijolos e cimento — realizadas entre os próprios paroquianos —, além de bingos, rifas e cestones de Natal, foi possível viabilizar a construção da comunidade. Em 1994, aconteceu a 1ª festa de São José.
De abril de 1995 a fevereiro de 1997, as missas foram celebradas na casa da Sra. Virgília, e todas as terças-feiras eram realizadas procissões nas casas dos fiéis, que acolhiam a imagem do padroeiro. Em 11 de março de 1995, às 8h, com um mutirão feito pelos moradores, começaram as obras. Finalmente, em 19 de março de 1997, foi inaugurada a comunidade.
Em março de 1998, foi iniciada a 1ª turma de catequese, com 21 alunos que formaram duas turmas, sob os cuidados da Sra. Maria Isabel. No dia 19 de março de 1999, o Santíssimo Sacramento foi entronizado e, no dia 28 de maio, foi entregue a escritura definitiva do terreno. O piso da comunidade, o novo altar e a Mesa da Palavra chegaram no 2º semestre do mesmo ano.
Em 29 de março de 2000 — festa de São José Operário —, às 8h30, foi recebida a 1ª turma de comunhão preparada na nova comunidade.
A comunidade está localizada no endereço:
• Estr. Mirandela, 1998 – Nossa Sra. de Fatima, Nilópolis – RJ, 26520-099
Faça parte da Comunidade São José
Homem Justo
“Hoje um grande triunfo cantamos, celebrando fieis este dia. Sao Jose mereceu hoje a vida, e entrou na eterna alegria. E feliz por demais este homem que, na hora da extrema agonia, recebeu o supremo conforto pela voz de Jesus e de Maria. Homemjusto, na paz adormece, libertado dos Iaços mortais, e recebe brilhante coroa no esplendor das mans6es etemais. Ao que reina, fieis imploremos, fique perto de nós, os mortais; Nos liberte da culpa e nos de o presente supremo da paz. A vós glória, poder, majestade, trino Deus, que no alto reinais, com aurea coroa para sempre, vosso fiel premiais.”
