No dia 22 de novembro de 2025 teve início, na Igreja Matriz de N. Sra. Aparecida, a “Assembleia Paroquial 2025”, com um café partilhado pelas pastorais, movimentos e comunidades que participaram desse momento eclesial.
Após a oração inicial, animada pela equipe de coordenadores paroquiais e da matriz, refletindo a carta de São Paulo aos Romanos (Rm 12, 5-16), deu-se início a uma dinâmica desenvolvida por Frei Vinícius, que propôs a construção de um mosaico contendo o símbolo de todas as pastorais, movimentos e comunidades que compõem a Paróquia Nossa Senhora Aparecida.
Frei João desenvolveu o tema “Paróquia: Comunidade de Comunidades”, abordando o significado teológico e eclesial de uma paróquia, sua representatividade, coparticipação e identidade.
Na segunda etapa da manhã, o senhor Ângelo, que participou do evento COP 30 (Belém-PA), apresentou uma síntese dos temas abordados no evento e os esforços de implementação da Pastoral Ecológica na paróquia.
Outros temas abordados na parte da manhã foram a urgência da inclusão e acolhida diante do crescimento do autismo em nosso país. É urgente abordarmos essa temática na catequese, nas famílias e também com a assembleia litúrgica. O tema da Pastoral dos Surdos, já em andamento em nossa paróquia, foi outro assunto tratado na assembleia.
Na parte da tarde foi abordado o planejamento para o ano de 2026.
As prioridades para nossa caminhada eclesial de 2026 serão: a Pastoral da Ecologia Integral, a formação para todos os agentes de evangelização e a comunhão eclesial, no espírito de uma paróquia que se entende como “Comunidade de Comunidades”.
Com todos unidos, e de modo fraterno, encerrou-se a assembleia com a participação de todos na Santa Missa paroquial pela Solenidade de Cristo Rei, presidida por Frei Colossi e concelebrada pelos frades da fraternidade.
Cátia Teixeira de Brito Soliva.

