O Coração de Nilópolis Bate em Fé e Amor: A Grandiosa Festa da Padroeira

Doze de Outubro: Devotos de Nossa Senhora Aparecida Transformam a Matriz em Palco de Devoção e União

A festa da padroeira em honra a Nossa Senhora Aparecida, celebrada pela comunidade da Matriz em Nilópolis, foi um verdadeiro sucesso. O evento, que começou em 27 de setembro e culminou em 12 de outubro, foi um período de intensa devoção, união e gratidão, reunindo fiéis, romeiros, comunidades e paróquias irmãs.

O evento foi marcado por uma série de atividades, incluindo a segunda caminhada de Nossa Senhora Aparecida, adoração ao Santíssimo Sacramento, e uma novena com a presença de padres e frades que trouxeram mensagens de fé, esperança e perseverança.

A Missa das Crianças: Devoção em Canções e Inclusão

Um dos momentos mais tocantes da celebração foi a “Missa das Crianças”, realizada no dia 12 de outubro. Coordenado por Marcia Bahia, da Catequese da Matriz, um grupo de crianças cantou com pureza e alegria, reunindo dezenas de famílias. A missa teve um foco especial na inclusão, com a participação da Pastoral do Surdo que interpretou em Libras, toda a Missa para irmãos e irmãs com necessidades auditivas especiais.

Marcia expressou sua emoção ao ver o sonho de ter as crianças cantando na missa se tornar realidade. Ela também destacou a dedicação das catequistas, enfatizando que elas “vestem a camisa” e vivem a catequese dentro e fora da sala de aula.

“É emocionante, porque é um projeto que a gente sonhou muito, nós catequistas sempre pensamos em ter as crianças cantando na missa, nem almejávamos um coral, mas cantar na Missa mesmo e ver esse grupo de crianças cantando, se tornando realidade, já é sem palavras, é emoção sem fim. É muito gratificante, como eu sempre falo para elas, a catequese…a gente tem que vestir a camisa não adianta vir para a catequese só para dar o encontro na sala, a gente “veste ” a catequese, a gente vive a catequese. Todas as catequistas se dedicam e se dedicaram muito neste período tão especial para nós”.

Marcia também deixou uma mensagem carinho para as famílias, ela reforçou a importância da participação dos pais na vida religiosa dos filhos.

“Participem! A participação dos pais com as crianças é muito importante. O que eu peço para os pais é que estejam junto com as crianças, que participem mais das missas, interajam nas atividades que a catequese propõem para eles, porque se não tivermos o apoio da família não tem porque ter catequese. O apoio da família é fundamental. A mensagem que eu deixo para os pais é essa, acompanhem seus filhos. Nunca os deixem sozinhos”.

Mariana Cassiano, Coordenadora da Catequese Paroquial, também comentou sobre a importância da participação das crianças.

“É especial ver a catequese tendo protagonismo no dia de Nossa Senhora Aparecida, as crianças que são o futuro da nossa igreja. Pensar uma missa que seja das crianças no dia delas, que além de Nossa Senhora Aparecida também é dia das crianças, pensando que elas estão aqui doando o seu tempo, junto com o tempo de estar em família, seus serviços e dons, é nesses momentos que nascem os dos e os desejos de cantar e estar presente. A catequese infantil, como um todo, catequistas e coordenações se alegram muito em ver as crianças se dedicando a Nossa Mãezinha Maria, e ali vão nascer muitas pastorais e movimentos, que vão vir servir com mais e mais beleza a nossa igreja e a nossa fé.”

Para as crianças que se sentiram inspiradas a participar, Mariana deixou a seguinte mensagem:

 “Continuem, celebrem, cantem, coloquem seus dons a serviço, porque a pastoral do canto, da música da liturgia abre portas para muitas outras pastorais na nossa igreja. É a partir do louvar a nossa Mãe, a nossa Padroeira que a gente vê o despertar de outros desejos e vocações na nossa igreja, em outras pastorais e movimentos e elas se veem como agentes de missão trazendo suas famílias e amigos para compartilhar esses momentos. É muito bom ver a doação dos dons dessas crianças tão lindas num domingo de Nossa Senhora Aparecida.”

Durante a missa, o Frei Diogo Henriques O.F.M tocou “Doce é Sentir” e “Imaculada” na flauta, criando um momento de profunda emoção. Frei Diogo descreveu a experiência como “muito especial”, ressaltando a importância de Maria como a Mãe que nos conduz a Jesus. Ele também elogiou o esforço de toda a comunidade: “É bonito ver todo esse movimento das comunidades… é uma equipe enorme de colaboração e é claro Nossa Senhora não esquece de todo esse amor e dedicação.”

“Pra mim foi um momento muito especial, primeiro pelo convite que você me fez, de tocar com as crianças da catequese e tocar para Nossa Senhora tem um valor muito mais especial. Falar de Maria nesse mês de outubro, a Mãe Aparecida toca direto no nosso coração. Porque ela nos indica o caminho a Jesus, então isso facilmente nos rouba algumas lágrimas então nestes dias fortes de preparação para a festa da Padroeira é claro, nos prepara, mas também nos responsabiliza para esses momentos. Nós fazemos com ainda mais dedicação e carinho, mais amor. Pra Nossa Senhora a gente quer dar sempre o melhor, então espero ter contribuído para essa apresentação linda das crianças, assim como a gente tenta fazer o melhor para Maria, para que junto de Jesus, olhe por nós. – Frei Diogo Henriques

A Procissão e a Missa de Encerramento

A procissão foi outro ponto alto da festividade. Animada pelos Freis Vinícius Betim e Diogo Henriques da O.F.M e pelos músicos Guilherme Henrique e Victor Santos, a caminhada reuniu milhares de fiéis que acompanharam a imagem de Nossa Senhora Aparecida, em momentos de oração e reflexão com o Frei Carlos Guimarães O.F.M abençoando as casas que abriram suas portas em Homenagem a passagem da Mãe Aparecida.

A missa de encerramento, presidida por Dom Gilson, Bispo da diocese de Nova Iguaçu, reforçou o sentimento de alegria e gratidão. Dom Gilson destacou que a fé do povo “aquece o coração do Bispo” e agradeceu a todos que se envolveram na preparação da festa, pedindo a Nossa Senhora Aparecida que “derrame muitas bênçãos sobre eles.

“O sentimento de alegria de ver a fé do nosso povo que também aquece o coração do Bispo, celebrando junto com os irmãos e irmãs aqui reunidos nesse lugar de tanto fervor mariano. É a gratidão a Nossa Senhora porque nós a sentimos muito como nossa Mãe, que caminha conosco e nesse ano da esperança certamente, ajudando-nos a olhar para frente, para conservar a nossa esperança bem junto do seu filho Jesus, atentos ao que Ela disse para os servos e diz para nós: Façam tudo que meu Filho vos disser.”Dom Gilson

Mensagens de Gratidão e Unidade

A Festa da Padroeira 2025 foi um misto de realização, amor e fé em abundância e a fraternidade Franciscana deixou sua mensagem a todos que se esforçaram e se dedicaram a fazer do dia de Nossa Senhora Aparecida um dia para entrar na história e no coração de cada fiel ali presente.

Frei João Reinert (Pároco da Matriz) : “Vivenciamos e presenciamos durantes esses dias experiências intensas de fé, doação, entrega, comprometimento e pertença eclesial. Nem mesmo o suor e o cansaço foram capazes de tirar a alegria estampada em cada rosto. Quanta comunhão e entrosamento do início ao fim, mesmo no corre-corre e nos passos acelerados, próprios de um evento tão grande como o nosso. A sensação é a de que vale a pena continuar sendo peregrinos da esperança e da paz. Gratidão, alegria e motivação são os sentimentos que batem no peito depois desses dias intensos. Em nome da fraternidade, da coordenação da matriz e paroquial, nosso muito obrigado a todos e todas, por tudo e por tanto. Que Nossa Senhora Aparecida e seu Filho Jesus de Nazaré nos proteja e nos abençoe hoje e sempre. Paz e Bem!”

Frei Luiz Colossi (Vigário da Matriz): “Nossa Senhora quer que todo mundo seja feliz. Saia dessa festa bonita com o coração cheio de gratidão, paz e que vivam felizes todos os dias, porque A Mãe ama a todos nós. O amor de Deus é imenso, é infinito, e precisamos nos alegrar por isso. Louvado seja o amor de Deus por nós, da Mãe que Ele nos deu, com tanto amor e carinho. Amém!”

Frei Carlos Guimarães (Vigário da Matriz): “Eu tenho a agradecer a Deus, por essa união. A união faz a força, cada um se doou na medida do que foi possível. A gente cresce caminhando junto. Não importa que atividade estamos desempenhando, o mais importante é essa união fraterna, vocês aqui se doando…deixando suas casas, seus afazeres para celebrar este grande dia de fé e devoção. Continuem sempre assim, fazendo desse amor fraterno, a nossa igreja. A Igreja cresce através de vocês. Obrigada a todos vocês que estão servindo. Que Deus dê muitas graças. Que a nossa Mãe do Céu Morena abençoe a família de cada um de vocês e suas casas. Parabéns a todos vocês!”

Frei Vinícius Betim (Frade estudante): “A palavra de agradecimento, de gratidão, ainda é muito pouco diante de tudo aquilo que fizemos. Sempre um sinal de unidade e comunhão, a própria revelação do Cristo que se pede comunhão, é o corpo de Cristo que se faz presente, se mostra comunidade, de fato próximos em fraternidade. Que Nossa Senhora Aparecida interceda sempre por cada um e cada uma que se doo nessa grande festa. Que nosso bom Deus abençoe sempre com muita saúde, paz e proteção, por todo esse trabalho doado, por todo esse tempo dispensado em função dessa festa. Que Deus possa retribuir a cada um por que de fato é nessa entrega, é nessa comunhão, nesse espírito de participação, de comunidade que nós fazemos de fato a festa acontecer”.

Frei Pedro Vitangui (Frade estudante): “Quero agradecer a Deus por este momento e a todos buscar sempre aquela unidade que é Cristo. Cristo é a cabeça e nós somos seus membros. Nós todos participamos de uma comunidade, que é a igreja, essa igreja que tem Cristo como cabeça. Então desejo que Deus os abençoe, continuem assim, com essa força e unidade. Que Deus continue nos abençoando dia após dia para cada vez mais chegarmos a etapa celeste, a terra prometida. Nossa Senhora Aparecida é o dedo que nos aponta a Deus. É a Mãe de Jesus, aquela que nos aponta Deus. A nossa contribuição como paróquia foi muito agradável e deseja que continuemos assim. Que Deus nos abençoe a todos.”

Frei Gilberto da Silva: “É uma alegria estar aqui em Nilópolis, sobretudo na casa da Mãe Aparecida Ela que nos abençoa e protege a todos nós que somos os seus filhos. Particularmente eu tenho a graça de ser convidado há ao menos tês anos a vir nesta festa, e espero ser convidado em 2026 por que aqui é o lugar da celebração, da festa, do encontro, o lugar da fé. Para esta festa acontecer foi muito trabalho, muitas mãos, muitos dias, de pessoas e corações generosos, e a festa da Igreja ao contrário do que às vezes se pensa – que é para arrecadar dinheiro, a festa da Igreja é para nos encontrarmos em fraternidade, é uma alegria poder estar aqui recebendo tanta gente, vendo o sorriso, a esperança e a fé do povo. Parabéns a todos que contribuíram. Que Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil e aqui de Nilópolis da Mirandela, região onde estamos, continue abençoando a você nossa comunidade e leitor do site.”

Frei Claudiomar Firmino (Frade Estudante): “Pra mim foi uma riqueza estar aqui e com o povo de Deus celebrando a solenidade de Nossa Senhora Aparecida, precisamente ontem no último dia da novena, ver toda a participação do povo, isso me levou também a reavivar a fé dentro de mim, porque nós somos povo peregrino da esperança, e hoje estando aqui no dia da Mãe Aparecida, juntamente com os confrades dando a benção em cada irmão e cada irmã, isso faz com que a gente entenda nossa vida e vocação franciscana que é estar no meio do povo. Quero parabenizar a todos, todas as equipes. Fiquei feliz de ver como este povo trabalha na unidade, com carinho e com amor, com alegria. Não vi cansaço em nenhum rosto, mas sim gratidão por estar servindo a Mãe Aparecida. Fica aqui minhas felicitações e o meu abraço por toda essa equipe paroquial.”

Frei Douglas Brito (Frade estudante): “Foi muito bom recordar as felicidades aqui, relembrar, se emocionar, porque ontem foi a coroação de Nossa Senhora que foi um momento muito bonito em que me emocionei bastante. Aqui é uma paróquia, Casa de Nossa Senhora que nos cativa, que nos deixa muito emocionados. Continuem acreditando em tudo que Deus nos possibilita. Ele sempre nos possibilita novas coisas. Que sejam pequenas, mas no seu teor grandiosas. Nossa Senhora nunca nos deixa sozinhos, desamparados ela sempre vai caminhar. Se tudo está dando certo hoje na Paróquia e nas festas tanto aqui, quanto nas comunidades é porque estamos em comunhão com a Mãe e com o Pai.”

Frei Luís Gungo (Frade estudante): “Foi a primeira vez que participei da festa da Padroeira em Nilópolis na Matriz. Foi um momento muito emocionante, ver o povo cantando e celebrando juntos, tão bonito celebrando coração com coração, foi o que marcou ontem nono dia da novena e hoje dia doze de outubro nessa devoção do povo que vem e pede a benção, que traz seus problemas e alegrias, para nós que estamos aqui abençoando, isso me marca. Ouvir as histórias do povo que recorre a confiança de Nossa Senhora Aparecida, pedindo intercessão e graça por emprego e saúde. Busquem estar sempre com o ouvido e o coração abertos à mensagem de Maria: Façam tudo o que Ele vos disse e vos disser. Nossa razão e gratidão em tudo que fazemos é Deus, então precisamos olhar sempre para ele e buscar sempre seguir Jesus Cristo”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima