
A oração do terço é uma forma poderosa de nos aproximarmos de Jesus por intercessão de Nossa Senhora. Ao meditar sobre a vida de Cristo, nos unimos a Maria, a primeira e mais dedicada discípula, e fortalecemos nossa fé.
O terço que apresentamos aqui é especial. Ele nos convida a meditar sobre os cinco milagres e prodígios que marcam a história de Nossa Senhora Aparecida, a Mãe padroeira do Brasil.
Como Rezar o Terço
A estrutura do terço é simples e pode ser seguida por qualquer pessoa, em qualquer lugar. Siga estes passos e deixe seu coração ser guiado pela fé.
Início: Faça o sinal da cruz, beijando-a. Em seguida, reze a Oração Inicial e a Consagração a Nossa Senhora Aparecida para se preparar espiritualmente.
Nas contas iniciais: Reze um Pai Nosso, três Ave Marias (pela fé, esperança e caridade) e um Glória ao Pai.
Anuncie os Mistérios: Para cada uma das cinco dezenas (os grupos de 10 contas), anuncie e medite em um dos mistérios.
A cada Mistério: Reze um Pai Nosso, dez Ave Marias e um Glória ao Pai.
Conclusão: Ao final dos cinco mistérios, reze a oração Salve, Rainha.
Os Mistérios de Nossa Senhora Aparecida
Ao longo da história, a presença de Nossa Senhora Aparecida foi marcada por milagres que reforçam sua intercessão. Medite sobre eles enquanto reza.
Primeiro Mistério: O Milagre das Velas
Ao longo da história, a presença de Nossa Senhora Aparecida foi marcada por milagres que reforçam sua intercessão. Medite sobre eles enquanto reza.
Segundo Mistério: Caem as Correntes
Medite na história do escravo Zacarias, que se libertou das correntes que o prendiam ao passar diante da imagem de Nossa Senhora Aparecida. Reze para que, por sua intercessão, todas as formas de escravidão de hoje caiam por terra.
Terceiro Mistério: O Atentado Punido
Medite na história do homem que, tomado pelo ódio, tentou derrubar a imagem de Nossa Senhora Aparecida em Cuiabá. Montado em seu cavalo, avançou contra a igreja, mas a força de Deus o deteve: o animal tropeçou nas escadarias e deixou marcas que até hoje testemunham esse fato. Assim como esse atentado foi vencido pela luz da fé, rezemos para que todos os corações endurecidos sejam tocados pelo amor divino, e que o mal, a violência e a intolerância não encontrem espaço em nossa sociedade.
Peça à Mãe Aparecida que nos ajude a transformar a dureza em ternura, a raiva em paz e a escuridão em esperança, para que o mundo seja iluminado pela graça de Deus.
Quarto Mistério: A Cura da Menina Cega
Reze pela história de Gertrudes, uma menina cega que voltou a enxergar ao se aproximar do oratório de Nossa Senhora Aparecida. Peça a Maria que ilumine nossos olhos, permitindo-nos ver as maravilhas da salvação em nossa vida.
Quinto Mistério: O Pequeno Paralítico
Pense no menino de 10 anos que, paralisado, pediu à sua mãe para levá-lo ao santuário da Virgem. Pela oração de sua família, ele foi curado e saiu andando. Reze a Nossa Senhora pelos doentes e sofredores.
Orações Finais
Salve, Rainha
Salve, Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve!
A vós bradamos, os degredados filhos de Eva; a vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas.
Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei; e depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre.
Ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria.
Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Amém.
Consagração a Nossa Senhora Aparecida
Ó Maria Santíssima, pelos méritos de nosso Senhor Jesus Cristo, em vossa querida Imagem de Aparecida, espalhais inúmeros benefícios sobre todo o Brasil.
Eu, embora indigno de pertencer ao número de vossos filhos e filhas, mas cheio(a) do desejo de participar dos benefícios de vossa misericórdia, prostrado(a) a vossos pés, consagro-vos o meu entendimento, para que sempre pense no amor que mereceis; consagro-vos a minha língua, para que sempre vos louve e propague a vossa devoção; consagro-vos o meu coração, para que, depois de Deus, vos ame sobre todas as coisas.
Recebei-me, ó Rainha incomparável, vós que o Cristo crucificado deu-nos por Mãe, no ditoso número de vossos filhos e filhas; acolhei-me debaixo de vossa proteção; socorrei-me em todas as minhas necessidades, espirituais e temporais, e sobretudo na hora de minha morte.
Abençoai-me, ó celestial cooperadora, e com vossa poderosa intercessão, fortalecei-me em minha fraqueza, a fim de que, servindo-vos fielmente nesta vida, possa louvar-vos, amar-vos e dar-vos graças no céu, por toda a eternidade.
Assim seja!
